Sacadas e Dicas

Redes Sociais de A à Z – um pequeno e útil glossário

Avatar
imagem que identifica o perfil de um usuário nas mídas sociais. Pode ser utilizado qualquer tipo de imagem, como: desenhos e fotos.

AdWords
serviço de publicidade oferecido pelo Google que exibe anúncios relacionados às buscas feitas por palavra-chave.

Alcance
Representa o número de pessoas que foram atingidas pela publicação ou pela página no Facebook.
Existem 3 tipos de alcance:
1) Orgânico: número de pessoas atingidas no Facebook sem o envolvimento de mídia paga. Esse número vem caindo cada vez mais, obrigando usuários, empresas e agências a investirem mais em mídia paga.
2) Pago: número de pessoas que foram atingidas pela publicação ou pela página através de mídia paga.
3) Total: é o número total de pessoas impactadas pela página ou publicação. Isso inclui alcance orgânico, pago, check-ins, menções, avaliações, etc.

Algoritmo
Ta aí uma palavra que lemos e ouvimos mais do que o nosso próprio nome, as vezes né? O algoritmo é um conjunto de fórmulas utilizadas para filtrar os conteúdos que aparecem no seu Feed de Notícias ou busca do Google com bases em variáveis de perfil e interesse. É por causa dele que vemos cada vez menos fotos no instagram ou posts no facebook, de forma orgânica.

Analytics
Google Analytics é um serviço gratuito do Google no qual, ao cadastrar-se um site recebe-se um código para ser inserido na página cadastrada e, a cada exibição, estatísticas de visitação são enviadas ao sistema e apresentadas ao dono do site.
Basicamente: se você tem um site ou blog, é obrigatório ter o analytics instalado.

Anúncio
Mídia paga. É o que permite que empresas, marcas e afins anunciem seus produtos para públicos segmentados.

API
A sigla API refere-se ao termo em inglês “Application Programming Interface” que significa em tradução para o português “Interface de Programação de Aplicativos”. Uma API é criada quando uma empresa de software tem a intenção de que outros criadores de software desenvolvam produtos associados ao seu serviço. Existem vários deles que disponibilizam seus códigos e instruções para serem usados em outros sites da maneira mais conveniente para seus usuários.

Avaliações
No Facebook, é possível avaliar as páginas. Esse avaliação é uma nota que varia de 1 estrela a 5 estrelas.

Blog
Blogs são páginas da internet onde regularmente são publicados diversos conteúdos, como textos, imagens, músicas ou vídeos, tanto podendo ser dedicados a um assunto específico como ser de âmbito bastante geral. Podem ser mantidos por uma ou várias pessoas, empresas ou marcas e têm normalmente espaço para comentários dos seus leitores.

Bounce Rate ou Taxa de Rejeição
Taxa de internautas que visitaram um site e abandonaram esse endereço sem acessar outras páginas.

Bitly
Bit.ly nada mais e nada menos que um encurtador de links’s. Por exemplo: eu posso pegar o URL do meu blog e colocar no Bit.ly para encurtar, deixando o link mais simpático.

Crowdfunding
É uma modalidade de investimento onde várias pessoas podem investir pequenas quantias de dinheiro no seu negócio, geralmente via internet, a fim de dar vida à sua idéia.

Círculo ou Circle
Rede de contatos criada na rede social Google+.

Campanha
A campanha é um conjunto de anúncios que serão criados para a divulgação de seu negócio. Podem divulgar uma ou mais páginas, sendo cada página divulgada, parte de um único anúncio.

Check-in
Funcionalidade que possibilita que o usuário compartilhe o local em que está no momento.

Community Manager
A função do Community Manager (CM) consiste em criar conteúdos e fazer interações de acordo com a linguagem da marca em uma rede social de uma empresa ou marca.

CPC
É a sigla para Custo por Clique. O CPC é o valor máximo, estabelecido pelo anunciante, pago por cada clique. Ao criar uma campanha, o anunciante que escolher o CPC está dizendo “aceito pagar até X centavos ou reais por um clique em meu anúncio”. Isso não quer dizer que necessariamente ele pagará este valor em cada clique, mas sim que está disposto a fazê-lo caso seja necessário. Na maioria dos casos, o anunciante que escolhe o lance por CPC paga somente o necessário para superar o segundo colocado no leilão referente a uma determinada palavra chave.

CPM
É a sigla para Custo por Mil Impressões. Com ele, o anunciante pagará o valor, também estimado por ele, relativo à mil impressões (exibições) de seus anúncios na rede do Google (seja em nossa rede de pesquisa, seja na de conteúdo). Ao definir o lance por CPM, o anunciante define como prioridade de sua campanha a simples exibição do anúncio, não necessariamente o clique ou o tráfego gerado para seu site.

CTR
É a sigla para Click through Rate. A CTR é o número de cliques que seu anúncio recebe divido pelo número de vezes que ele é exibido expresso como uma porcentagem (cliques ÷ impressões = CTR). É uma taxa importante para avaliar o desempenho dos anúncios.

Digital Influence
termo relativo à contribuição de uma campanha digital para a mudança de comportamento ou opinião de um internauta.

Direcionamento
No Facebook, você tem a opção de direcionar sua publicação para um grupo de pessoas, escolhendo-as por localização geográfica, idade, gênero, interesses, etc. Essa estratégia ajuda você a focar no público que realmente interessa.

Dropbox
serviço para o armazenamento de arquivos como fotos, vídeos e texto na nuvem.

E-book
É um livro eletrônico. Pode ser baixado da Internet e lido em dispositivos como tablets, smartphones ou notebooks. Como esse AQUI e esse AQUI que eu ja disponibilizei pra vocês.

E-mail Marketing
Utilização do e-mail como ferramenta de marketing direto enviando a uma base de usuários informações sobre produtos e serviços com o intuito de gerar negócios.

Embed
É um tipo de tag HTML que permite inserir arquivos de mídia como áudios e vídeos em uma determinada página.

Engajamento
Métrica que representa o número total de vezes que um usuário interagiu com uma publicação. Essa interação pode ser por meio de um clique na publicação, like, retweet, resposta, reações, comentários e compartilhamentos da publicação.

Feed de Notícias
O Feed de Notícias é a página com histórias de pessoas e Páginas que você segue no Facebook. Essa lista pode conter, fotos, links, vídeos, status, curtidas, entre outros.

Filtros
São os efeitos aplicados nas imagens que alteram as cores e intensidades das fotos. É muito utilizado no Instagram e no Snapchat.

Fixar publicação
É uma funcionalidade de algumas redes sociais, que permite que o usuário destaque uma publicação deixando ela no topo das demais, independente de novas atualizações.

Funções da página
É uma funcionalidade do Facebook que permite aos administradores atribuírem funções para outras pessoas (funcionárias ou não da empresa). As funções podem ser divididas em Administrador, Editor, Moderador, Anunciante e Analista.

Facebook Ads
publicidade do Facebook. São as indicações de páginas e posts que ficam na lateral direita do monitor.

Foursquare
rede social na qual os usuários compartilham informações sobre sua localização atual e sobre lugares visitados.

Flickr
rede social voltada para hospedagem e compartilhamento de imagens.

Formspring
rede social baseada em perguntas e respostas. Tem sido utilizado também por empresas como FAQ, facilitando o atendimento ao cliente.

Google Trends
Ferramenta Google que apresenta o termos mais populares no momento. Nela é possível visualizar gráficos com a freqüência em que um termo particular é procurado em várias regiões do mundo, e em vários idiomas.

GIF
Arquivo de imagem que possui frames dentro dele e por essa razão dá a sensação de que está havendo movimento na imagem. É muito usado na internet e recentemente o Facebook.

Google Drive
serviço de armazenamento e sincronização de arquivos oferecido pelo Google que passou a abrigar o Google Docs, suíte de aplicações de produtividade, com editor de textos, planilhas, apresentações, agenda e outros serviços.

Hiperlink
mais conhecido como link, é uma conexão em um texto que remete a outro documento, com o objetivo de fornecer mais informações sobre um assunto.

Hootsuite
Ferramenta para mídias sociais. Publica para sites como o Facebook, Twitter, LinkedIn, Foursquare, WordPress, entre outros, além de gerar gráficos de interação sobre cada post.

Hashtag (#)
É um elemento presente nas redes sociais e internet num geral que facilita o filtro de assuntos. As pessoas utilizam como uma marcação para os conteúdos que compartilham nas redes sociais. É possível agrupar conteúdos por meio de hashtags, facilitando a pesquisa.

Inbound Marketing
estratégia que visa conquistar e atrair o cliente com uma abordagem menos invasiva, oferecendo conteúdo relevante.

Impulsionamento
É uma funcionalidade de algumas redes sociais como Facebook e Instagram que permite ao usuário potencializar o alcance da publicação com mídia paga.

Impressão
Representa o número de vezes que usuários viram determinada publicação. É uma métrica utilizada em cada post e está presente na maioria das redes sociais.

Klout
Ferramenta para análise de mídias sociais. Mede a influência de um usuário através de sua rede social, através de dados coletados a partir de sites como Twitter e Facebook.

Livestream
Plataforma de streaming de vídeo que permite a seus usuários assistir e transmitir vídeos utilizando uma câmera e um computador através da internet.

Link Building
Conjunto de estratégias com o objetivo de construir links externos que apontam para determinado site, com a finalidade de influenciar e melhorar a popularidade dele nos mecanismos de busca, além de gerar tráfego.

Meme
É uma imagem ou vídeo gerada a partir de uma situação engraçada na internet. É muito usado nas redes sociais de forma humorística.

Mailing List
É a lista de contatos ou clientes em potencial que é utilizada para a divulgação de produtos via e-mail ou mala direta.

Marketing de Conteúdo
É uma maneira de engajar com seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais vendas

Networking
rede de contatos – o conjunto das pessoas que um indivíduo conhece e também os relacionamentos pessoais, comerciais e profissionais que mantém com elas.

Podcast
áudio digital (MP3 ou AAC) divulgado através de podcasting na internet e atualizado via RSS. Possui diversos formatos como programas de rádio, informativos, listas de música, etc.

PageRank
É uma métrica utilizada pelo Google dentro do seu algorítmo para entender a importância que um site, ou página, tem para ele (Google) frente a Internet.

Permalink
É um URL que aponta para uma postagem específica de um blog

Periscope
É uma rede social que permite a transmissão de vídeos ao vivo. Durante a transmissão ao vivo, é possível que os usuários interajam com o streaming. É possível visualizar vídeos do mundo inteiro.

Post patrocinado
Quando uma postagem é feita através de mídia paga. Função paga que o Facebook criou para aumentar o alcance das publicações.

Power Editor
O Power Editor é uma ferramenta desenvolvida para anunciantes maiores que precisam criar muitos anúncios de uma só vez e controlar as campanhas de forma precisa.

Públicos personalizados
Algumas redes sociais como Facebook e LinkedIn permitem que você segmente o público de uma postagem com o intuito de aumentar o alcance e engajamento dessa publicação.

Podcast
Arquivos de áudio transmitidos pela Internet, geralmente de forma periódica, ao estilo de um programa de rádio.

Pageview
É um parâmetro utilizado pelos servidores web para medir a visibilidade de um site ou grupo de arquivos ou parte de um portal na internet. Quanto mais page views (acessos) uma página tem, maior a visibidade da mesma na Internet.

ROI
Abreviação de Return on Investment (retorno sobre investimento). É a relação entre o dinheiro ganho ou perdido através de um investimento, e o montante de dinheiro investido.

Regram
São aplicativos que permitem o compartilhamentos de fotos entre usuários no Instagram em poucos cliques.

RSS
Formato de feed de notícias muito utilizado na Internet, que permite receber informações de várias fontes em uma única área.

Seeding
ato de espalhar um determinado assunto nas redes sociais. Estratégia para “semear” informações na web, distribuindo-as nas mídias sociais, redes de relacionamento e blogs.

SEO
Sigla para Search Engine Optimization. Conjunto de técnicas aplicadas na construção de páginas web de modo a garantir que estas sejam facilmente processadas por motores de busca.

SMO
Sigla de Social Media Optimization. É a otimização continua das estratégias de marketing nas redes sociais, ou seja, refere-se à análise e melhoria sistemática de todas as atividades de marketing em mídias sociais.

Social CRM
Ampliação do CRM praticado pela empresa, com utilização das mídias sociais para melhor conhecer o seu público e atingí-lo da melhor forma possíveis nestes canais sociais

Trending Topics
Representa os assuntos mais comentados do momento no Twitter em determinada localidade definida por você. Pode ser útil para uma empresa monitorar os Trending Topics para aproveitar e fazer ações com base nos assuntos mais comentados do momento.

Unique Visitors
Em português, visitantes únicos, termo que indica o número de pessoas que visitam um site.

Widget
termo com vários significados, tem sido utilizado na computação como sinônimo de aplicativo leve que facilita o acesso a informações ou acrescenta recursos a um serviço.

Personal Branding Banner

Sobre o Autor

Renato Abdo

Renato Abdo, desde 1996 "mexendo" com internet, fundou sua agência de comunicação digital em 1998, a Dialeto. Durante sua jornada ainda fundou mais uma empresa de monitoramento de redes sociais e por fim, após vender sua agência que tinha mais de 100 funcionários, criou a Sneezy, uma aceleradora de talentos web.

Em todos os anos de carreira como empreendedor uniu o papel de gestor com o de mentor, auxiliando o desenvolvimento de seus colaboradores. Em 2014, tirou o certificado internacional de coaching e agora quer levar esse conhecimento a várias outras pessoas

Comente

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

  • banner_renatoabdo.jpg