Personal Branding Sacadas e Dicas

Facebook deve entrar na briga do mercado de recrutamento em breve.

Facebook jobs chegando e você achando que podia publicar qualquer coisa no Facebook

O Techcrunch publicou ontem um post mostrando o Facebook Jobs ( aba “jobs” que o Facebook está testando). Em breve as páginas do Facebook poderão publicar vagas e receber aplicações dos candidatos. O que pode ser muito interessante para quem está na busca de uma nova recolocação.

Facebook jobs
TechCrunch – Facebook jobs

Enquanto esperamos, que tal olhar para a sua postura no Facebook?

Já ouvi muita gente dizendo que o Facebook é pessoal então podemos publicar qualquer coisa, sem maiores preocupações.

Será?

Eu discordo dessa afirmação mesmo antes de saber que o Facebook entraria no negócio de vagas de emprego. Sua marca esta sendo construída mesmo que você não esteja fazendo nada sobre isso. Todas as suas interações nas redes sociais contribuem para construção da sua imagem pessoal e profissional.

Os recrutadores já utilizam o Facebook para analisar o perfil das pessoas que estão contratando. E agora, o link entre uma vaga de emprego e a sua foto “torto” na festa de casamento vai ser direto.

Certa vez eu estava em uma reunião e fui apresentado a uma pessoa influente do meu mercado. Nós havíamos nos conectado no Facebook mas não nos conhecíamos pessoalmente.

Após a introdução por parte de um amigo em comum a pessoa em questão disse “Sei quem você é, você é o cara dos charutos”. Comecei a analisar e realmente eu publicava muitas fotos fumando os meus “habanos”. E veja bem, eu só publicava essas fotos no Facebook.

Fumar charutos faz parte da minha identidade, de quem eu sou, mas não queria que fosse o meu “diferencial”, que fosse a minha característica mais marcante, ou seja minha reputação. Naquela interação, seria muito melhor que a pessoa lembrasse de mim pelas minhas realizações no mercado ou algo do gênero. A partir dai passei a não publicar mais fotos onde eu fumo os meus charutos no Facebook.

Veja bem, existe sim uma diferença entre o Facebook e o Linkedin e você pode usar o Facebook para publicações mais pessoais. Mas lembre-se que tudo que for publicado no Facebook vai colaborar para a sua reputação.

O que precisa ser levado em consideração são seus objetivos. Vale a pena você rever como você utiliza o Facebook se um dos seus objetivos de vida for criar uma imagem profissional mais forte, se destacar dos seus colegas de trabalho, se conectar a mais clientes, vender mais, aumentar sua reputação para conseguir um emprego ou uma promoção,

Se você ainda não tinha começado a cuidar da sua imagem profissional no Facebook, agora é a hora. Tenha em mente como você gostaria de ser lembrado e alinhe seus posts com seus objetivos.

Siga a Sneezy Corporate & Personal Branding para mais dicas e informações de como melhorar sua imagem pessoa.

Veja o post do Techcrunch aqui

Abraços,

Renato Abdo

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Sobre o Autor

Renato Abdo

Renato Abdo, desde 1996 "mexendo" com internet, fundou sua agência de comunicação digital em 1998, a Dialeto. Durante sua jornada ainda fundou mais uma empresa de monitoramento de redes sociais e por fim, após vender sua agência que tinha mais de 100 funcionários, criou a Sneezy, uma aceleradora de talentos web.

Em todos os anos de carreira como empreendedor uniu o papel de gestor com o de mentor, auxiliando o desenvolvimento de seus colaboradores. Em 2014, tirou o certificado internacional de coaching e agora quer levar esse conhecimento a várias outras pessoas

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