Autoconhecimento Personal Branding Sacadas e Dicas

ENQUANTO O EMPREGO NÃO VEM….

 

Aconteceu. Você ficou desempregado. Mesmo fazendo parte da vida e você sabendo que isso poderia acontecer com você, você não estava preparado.

E diferente do que acontecia antes, dessa vez tá complicado de arrumar uma recolocação. O país passa e ainda passará por mais algum tempo por momentos de retração. E os empregos sumiram do mapa. Você constantemente entra no Linkedin e outros sites voltados para busca de emprego e nada aparece. Quando aparece são tantos os candidatos que as chances de qualquer um fica bem pequena, não é?

Um desespero começa bater pois as contas não deixam de chegar. E a maioria das pessoas nesse momento se perde em um looping de reclamações. Vamos combinar que realmente não é fácil. Além da grana que de uma hora pra outra deixa de entrar na sua conta, você se vê sem ter o que fazer o dia inteiro. Sua rotina fica toda bagunçada e não é incomum a pessoa entrar em depressão.

 

O que fazer nessa hora?

Infelizmente não existe uma fórmula mágica como alguns gostam de disseminar. As fórmulas mágicas escondem gastos e prazos que não estão nos discursos iniciais de quem as vende. Mas existe sim uma série de coisas que vão te ajudar. Aqui vão algumas dicas que vão ajudar você a se recolocar assim como evitar depressão.

 

  • Faça exercícios e se mantenha saudável

À primeira vista pode parecer que não há relação nenhuma nenhuma entre buscar uma recolocação e se manter saudável mas tem. Toda e qualquer interação que você tiver, seja em uma entrevista ou fazendo Networking, se você não estiver bem mentalmente suas chances de passar uma péssima impressão é grande. Mas quero ir alem do “mente sã em um corpo são”. Uma pessoa que se exercíta e cuida da sua aimentação acaba naturalmente mas saldável e isso transparece. E você querendo ou não, as empresas contratam pessoas “mais saudáveis” por medo de ausência. Nem comece a me criticar pois passei quase toda a minha vida profissional fora do peso e não acho essa prática do mercado bacana. Mas nesse artigo eu estou tentando te dar dicas de como não entrar em depressão e se preparar enquanto o emprego não vem.

 

  • Se atualize

Grande erro de algumas pessoas que eu conheço é deixar de se atualizar. Não está com grana pra comprar cursos e livros? Pelo amor de Deus, vá para a internet agora mesmo e descubra os zilhões de blogs, canais de vídeo e podcasts que falam dos assuntos que te interessam.

 

  • MAIS IMPORTANTE: Aumente a sua autoridade.

Até aqui você devia estar pensando “o que esse blog que é de marketing digital está falando de recolocação profissional?”. Pois bem, é aqui que todas as estratégias de marketing digital vão te ajudar. Aumentar sua autoridade com a ajuda da internet tem tudo a ver com se preparar e, porque não, ajudar a conquistar seu novo emprego. Usadas com inteligência e consistência, essas estratégias e táticas vão aumentar o seu capital social. Trocando em miúdos, você vai transparecer o que conhece, se conectar com mais pessoas no seu mercado, facilitar que um contratante te encontre e por fim se colocar na frente dos outros candidatos.

 

Aqui vão algumas dicas de como fazer para aumentar a sua autoridade com marketing digital:

 

  • Abra o Linkedin mais vezes do que você abre o Pokemon Go. Use e abuse dele da forma correta. Minha sugestão aqui não é ficar mandando spam para suas conexões do Linkedin. Escreva artigos, comente nos artigos daqueles que você segue, busque empresas que gostaria de trabalhar e comece a seguir e compartilhe conteúdo relevante. Só um alerta, Linkedin não é lugar pra mandar piadinha ou vídeo engraçado. Crie relacionamento através dessa ferramenta pois ela tem esse objetivo.
  • Mesmo não tendo uma característica profissional, muitos usam o Facebook e Twitter para aumentar a sua rede de relacionamentos profissionais e sua autoridade. Se esse for o caso, talvez seja interessante você separa as coisas criando uma Fanpage no Facebook para publicar seus posts profissionais e deixar a sua conta pessoal para falar do seu time favorito.
  • Crie um blog. Se você conhece muito sobre sua área de atuação, coloque isso pra fora. Um blog é a maneira mais rápida de começar a criar uma base de seguidores e, com isso, se destacar dos outros candidatos.
  • Não é muito de escrever? Faça um canal de Youtube ou um Podcast. Para alguns é mais fácil se soltar na frente de uma câmera ou atrás de um microfone do que escrever. Então manda ver. Comece a fazer agora mesmo um canal com dicas e sugestões sobre o seu mercado.
  • Por fim, escreva um Ebook. Esse Ebook pode ser um compilado dos seus posts no blog com uma formatação diferente ou algo totalmente novo. Escreva algo que te posicione junto ao seu mercado da forma como você gostaria de ser visto. Coloque para download gratuito e tente divulgar junto a blogs de grande reputação.

 

Espero com essas dicas ter ajudado.

Obvio que existem mais detalhes e mais táticas que podem ser utilizadas, mas a mensagem aqui é tirar a bunda da cadeira e se manter mentalmente e fisicamente ativo. Isso vai fazer com que você mais facilmente se recoloque, mantenha uma saúde física e mental invejável e esteja sempre atualizado com o que acontece no seu mercado.

 

Boa sorte!

 

Personal Branding Banner

Sobre o Autor

Renato Abdo

Renato Abdo, desde 1996 "mexendo" com internet, fundou sua agência de comunicação digital em 1998, a Dialeto. Durante sua jornada ainda fundou mais uma empresa de monitoramento de redes sociais e por fim, após vender sua agência que tinha mais de 100 funcionários, criou a Sneezy, uma aceleradora de talentos web.

Em todos os anos de carreira como empreendedor uniu o papel de gestor com o de mentor, auxiliando o desenvolvimento de seus colaboradores. Em 2014, tirou o certificado internacional de coaching e agora quer levar esse conhecimento a várias outras pessoas

Comente

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

  • banner_renatoabdo.jpg