Produtividade Sacadas e Dicas

Checklist completo para seu Webinário

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Nesse post As 8 ferramentas que voce precisa considerar para realizar seu webinario apresentei algumas ferramentas mas sem um planejamento bem feito não há ferramenta que garanta sucesso. Sendo assim, resolvi fazer um post com um Checklist de tudo que você precisa fazer pra não ter problemas durante seu webinário. 

PS.: Nesse post eu dividi em 4 semanas mas você pode ter coisas prontas e acelerar o processo ou precisar de mais tempo pra preparar tudo, portanto entenda essas 4 semanas como uma sugestão somente. Só deixo uma dica, convide as pessoas sempre 1 semana antes. Se convidar antes, podem esquecer ou marcar outros compromissos, se for muito perto do webinário, podem não poder participar. 

Então vamos lá!

PLANEJE – 4 semanas antes do webinário

– Escolha o tópico

– Defina quem vai apresentar o webinário e um moderador

– Defina uma data e hora (ou datas e horas)

– Escolha a plataforma (aqui tem umas dicas

PREPARE – 2 semanas antes do webinário

– Defina o ponto chave a ser abordado

– Defina também os tópicos a serem abordados no conteúdo

– Defina se vai criar algum filtro para participantes

– Defina se será gratuito ou cobrado

– Se for cobrar, defina o valor a ser cobrado

– Defina como vai convidar os participantes

– Desenvolva os processos de cadastro dos participantes

– Desenvolva as peças de convite (email, anúncios, etc..)

– Defina se existirão e qual serão os materiais que os participantes receberão

Determine qual serão as formas de apresentação

– Slides ppt

– Broadcast em vídeo

– Vídeo pré-gravado

Determine as formas de interação com os participantes

– Comentários (Facebook, Disqus, etc..)

– Funcionalidade de Chat

– Quiz e pesquisas

Prepare uma introdução explicando as regras no momento do webinário

– Será em vídeo?

– Slides de Power Point?

– Broadcast em vídeo? Quem será o apresentador?

– Prepare introdução do apresentador com biografia e foto

Defina como serão aceitas as perguntas

– Abertas ou moderadas

– Enviadas por email ou comentários antes, ou durante

– Defina perguntas e respostas que você deseja clarificar

Defina detalhes técnicos

– Onde os apresentadores estarão fisicamente

– Conexão de internet

– Equipamentos de áudio

– Luz ambiente

DIVULGAÇÃO – 1 semanas antes do webinário

Prepare um plano de comunicação

– defina quem é seu público alvo

– Você convidará por listas de email ou fará captação de participantes

– Defina parceiros que poderão ajudar na divulgação

– Escreva conteúdo de convite pra cada público

– Defina quais informações você precisa do participante (nome, email, etc..)

– Escreva o conteúdo de confirmação da participação

– Escreva e crie emails de aviso  (é amanhã, hoje nos temos um encontro…)

Desenvolva landing pages de captura

– Título, subtítulo, breve descrição do conteúdo

– Logo

– Dia e Hora (opcional contagem regressiva)

– Teste todo o processo de cadastro

– Defina o endereço (url) do webinário

Emails de Convite

– Teste os emails de convite na plataforma escolhida

– Não esqueça de inserir o endereço (uns) de cadastro

– Envie os convites

TESTES – na semana do webinário

Teste com o(s) apresentador(es) e moderador(es)

– Marque um dia para teste

– Suba a apresentação/vídeo se houver para a plataforma

– Treine a linguagem corporal se for broadcast ao vivo

– Treine inflexão de voz em momentos importantes

Aviso de 1 semana

– Envie email de aviso

WEBINÁRIO – no dia

– Envie email de aviso (no dia anterior, pela manhã, uma hora antes e quinze minutos antes)

– Faça uma pequena reunião entre organizador, apresentadores e moderadores

– Todos devem entrar na plataforma 15 minutos antes

– Teste tudo novamente (com, imagem, conexão, iluminação, vídeo, ferramentas de interação, etc)

– Observe os participantes entrando na sala

– Tente começar no horário, se não conseguir avise os participantes

– Tenha certeza que os participantes estão no mudo e o apresentador não

– Comece introduzindo como será o webinário (perguntas, respostas, tempo, etc..)

– Comece a apresentação

– Deixe um tempo ao fim para Perguntas & Respostas

– Feche o call (de preferência no horário, mas se a vibe estiver boa, mantenha um pouco mais)

– Envie o material prometido aos participantes se houver

DEBRIEFING – pós webinário

– Faça um bate-papo entre organizador, apresentador e moderador para avaliar o que foi bom e o que não foi

– Analise os comentários/chat entre os participantes

– Envie um email de agradecimento ao participantes

– Envie respostas a perguntas deixadas nos comentários e não respondidas no webinário

Prepare-se para o próximo com os aprendizados desse webinário.

Comente abaixo o que você achou ou sugestões adicionais.

Um abraço!

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Sobre o Autor

Renato Abdo

Renato Abdo, desde 1996 "mexendo" com internet, fundou sua agência de comunicação digital em 1998, a Dialeto. Durante sua jornada ainda fundou mais uma empresa de monitoramento de redes sociais e por fim, após vender sua agência que tinha mais de 100 funcionários, criou a Sneezy, uma aceleradora de talentos web.

Em todos os anos de carreira como empreendedor uniu o papel de gestor com o de mentor, auxiliando o desenvolvimento de seus colaboradores. Em 2014, tirou o certificado internacional de coaching e agora quer levar esse conhecimento a várias outras pessoas

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